Saúde Mental no Ambiente de Trabalho

Ao se falar em Saúde Mental logo se relaciona à “Doença Mental”, mas ter uma boa saúde mental não significa apenas a ausência de doenças mentais.

Pessoas mentalmente saudáveis compreendem as adversidades, as diversidades e que todos possuem limitações; vivenciam uma série de emoções. São capazes de enfrentar os desafios e as mudanças da vida cotidiana e, quando possuem dificuldade em lidar com conflitos, perturbações, traumas ou mudanças significativas, sabem procurar ajuda.

Todas as pessoas podem apresentar sinais de sofrimento psíquico em alguma fase da vida.

Em um mercado cada vez mais competitivo de negócios e profissionais, o acúmulo de pressões aumenta. Manter uma carreira estável hoje é, muitas vezes, sinônimo de estresse, ansiedade e outros tipos de sofrimentos mentais.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), os transtornos mentais e comportamentais estão entre as principais causas de perdas de dias de trabalho no mundo, sendo a depressão a maior causa de incapacidade laboral, seguida de transtornos de ansiedade, ou ainda ambos os transtornos concomitantes.

O maior impacto desses transtornos no trabalho é o absenteísmo, presenteísmo, afastamento e aposentadoria precoce.

A maior parte do tempo das pessoas é dedicado ao trabalho. Destacando que o trabalho em si é ótimo para a saúde mental, desde que seja em um ambiente “saudável”, do contrário, pode levar a sérias complicações. Assédio moral e psicológico, intimidação, bullying, excesso de trabalho, ameaça de desemprego, cobranças excessivas à capacidade do colaborador são alguns exemplos de problemas comumente relatados que tem grande impacto na qualidade de vida das pessoas.

Os locais de trabalho que promovem a saúde mental são mais propensos a reduzir o absenteísmo, aumentar a produtividade e se beneficiar de ganhos econômicos associados.

Proporcionar um ambiente de trabalho saudável entende-se como aquele em que trabalhadores e gestores contribuem mutuamente na produtividade da instituição e na promoção e proteção da saúde, segurança e bem-estar de todos os colaboradores.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) tem um guia para auxiliar as empresas a melhorar o ambiente de trabalho de forma a garantir a saúde mental de seus trabalhadores.

25 nov 2019